16/01/2013

Países em mobilidade - Hungria

Neste projeto "Minorias na Europa", o trabalho é desenvolvido por 5 países que, entre eles, se encontrarão em mobilidade.
Os países envolvidos são Hungria, Itália, Alemanha, França e Portugal.


Ano de adesão à União Europeia: 2004
Capital: Budapeste
Superfície total: 93 000 km²
População: 10 milhões de habitantes
Moeda: forint (Ft)
Espaço Schengen: Membro do espaço Schengen desde 2007

 A Hungria é um país sem litoral, que faz fronteira com muitos países, designadamente, a Eslováquia, a Ucrânia, a Roménia, a Sérvia, a Croácia, a Eslovénia e a Áustria. O seu território é essencialmente plano, com montanhas de baixa altitude a norte. O Lago Balatão, uma estância turística muito popular, é o maior lago da Europa Central.
Os húngaros descendem dos magiares que se instalaram na região dos Cárpatos em 896. A Hungria tornou-se um país cristão no ano 1000 sob o reinado de Santo Estêvão. A língua húngara não tem quaisquer afinidades com as dos países vizinhos, sendo apenas vagamente aparentada com o finlandês e o estónio.
A capital, Budapeste, formou-se a partir de duas cidades distintas: Buda e Peste. Estendendo-se por ambas as margens do rio Danúbio, a cidade, que é conhecida pelas suas termas, possui um património cultural e histórico muito rico. A Hungria tem um Parlamento unicameral ou Assembleia Nacional que é constituído por 386 deputados, eleitos por um mandato de quatro anos.
A Hungria possui alguns recursos naturais limitados (bauxite, carvão e gás natural), bem como solos férteis e terras aráveis. Os vinhos húngaros são apreciados em toda a Europa. O país exporta principalmente equipamento eléctrico e electrónico, maquinaria, produtos alimentares e produtos químicos.
A Hungria é um país com grande tradição musical. A sua música popular serviu de inspiração a grandes compositores como Liszt, Bartók e Kodály. Entre os húngaros mais famosos, são de destacar Albert Szent-Györgyi, que descobriu a vitamina C, Imre Kertész, Prémio Nobel da Literatura, e o realizador István Szabó, vencedor de um óscar.

Fonte: Europa       

Sem comentários:

Enviar um comentário