Quem foi Comenius?

Comenius nasceu a 28 de março de 1592, na cidade de Uherský Brod (ou Nivnitz), na Morávia, Europa central, região que pertencia ao antigo Reino da Boémia e hoje integra a República Checa. Viveu e estudou na Alemanha e na Polónia.
A sua importância decorre de ser um dos últimos bispo hussitas antes do avivamento morávio e ser o autor da Didática Magna, sendo o primeiro educador, no Ocidente, a interessar-se pela relação ensino/aprendizagem, tendo em conta a diferença entre o ensinar e o aprender.
 A família seguia a igreja dos Irmãos Morávios, inspirados nas ideias do reformista boémio Jan Huss estreitamente ligado às Sagradas Escrituras e defensores de uma vida humilde, simples e sem ostentações. Tal educação rígida e piedosa influenciou o espírito de Comenius e despertou-o para os estudos teológicos.
Perdeu os pais e as irmãs aos 12 anos, sendo educado, rispidamente,  por uma família de seguidores da Igreja dos Morávios. A sua educação não fugiu aos padrões da época: saber ler, escrever e contar, ensinamentos aprendidos em ambiente rígido, sombrio, onde a figura do professor dominava e onde as crianças eram tratadas como pequenos adultos, os conteúdos escolares infalíveis e inquestionáveis. A rispidez no trato e a prática da palmatória eram elementos básicos. Assim, o rigor da escola e a falta de carinho marcaram a vida do órfão Comenius a ponto de inspirar, certamente, os princípios de uma didática revolucionária para o século XVII. Na Universidade Calvinista de Herbron, na Alemanha, cursou Teologia e adquiriu boa formação cultural e vasta cultura enciclopédica. Tornou-se pastor, tendo, ainda estudante, começado a escrever: "Problemata Miscelanea" e "Syloge Questiorum Controversum" , as suas primeiras obras.
Em Heidelberg, na Alemanha, aprimorou os seus estudos de astronomia e matemática. Voltou à Moravia, estabelecendo-se em Prerov, no magistério, ansioso para pôr em prática as suas ideias pedagógicas. Modificaria radicalmente a forma de ensinar artes e ciências na sua escola, destacando-se como professor.
 
Para saber mais, clique aqui.